º  DIRETORIA DE ORÇAMENTO E FINANÇAS

1. INFORMAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS E FINANCEIRAS

A Lei Complementar federal nº 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal) estabeleceu o planejamento como o principal objetivo para o alcance da gestão fiscal responsável — juntamente com a transparência e o equilíbrio. Assim, o planejamento orçamentário (Plano Plurianual-PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias-LDO e Lei Orçamentária Anual-LOA) se constitui em instrumento efetivo para garantir e maximizar a execução das diretrizes e metas, por intermédio de programas e ações planejadas e transparentes em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas.

Os programas e as ações orçamentárias implementadas no exercício financeiro de 2011 estão em consonância com o PPA com a LDO e com os limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/00).

O Orçamento do Poder Judiciário é composto por duas Unidades Orçamentárias:

1 - Tribunal de Justiça (Compreendendo duas fontes de recursos: Tesouro do Estado e Sistema de Depósitos Judiciais-SIDEJUD);

2 - Fundo de Reaparelhamento da Justiça - FRJ.

Na Unidade Orçamentária Tribunal de Justiça, os repasses efetuados pelo Tesouro do Estado (7,7% da Receita Líquida Disponível) são aplicados nas despesas com pessoal ativo, Encargos Assistenciais dos Inativos, manutenção e investimentos. São transferidos também a este Poder os recursos destinados ao pagamento da folha dos inativos das categorias de Juiz de Paz, Auxiliar da Justiça e Serventuário da Justiça Extrajudiciais (Lei Complementar nº 127/94), bem como ao dos precatórios judiciais movidos contra a Fazenda Estadual.

Os recursos provenientes do SIDEJUD são aplicados principalmente: na informatização, na capacitação e aperfeiçoamento dos membros e servidores do Poder Judiciário, nos serviços e equipamentos de segurança, nas bibliotecas, nos Juizados Especiais e nas Casas da Cidadania.

Quanto aos recursos oriundos da Unidade Orçamentária do Fundo de Reaparelhamento da Justiça, são utilizados com construções, reformas, ampliações de prédios, manutenção predial, informatização, estagiários, equipamentos e materiais permanentes diversos, demais despesas de custeio da máquina administrativa de todas as unidades jurisdicionais, exceto despesas com pessoal.

O balanço orçamentário discrimina as receitas e as despesas orçamentárias. Na contabilidade pública não existe a figura do lucro ou prejuízo, mas sim do superávit e do déficit.

O resultado superavitário da execução orçamentária provém tanto do excesso de arrecadação (receitas arrecadadas superiores às estimadas), quanto da economia orçamentária (despesas realizadas menores que as fixadas).

o déficit provém exatamente do contrário: arrecadação menor que a prevista. Não se considera como formador do déficit a execução de despesa a maior que a fixada porque a Lei nº 4.320/64 não permite a despesa orçamentária ser realizada em valor superior que a despesa fixada.

A previsão de arrecadação do Poder Judiciário, no exercício de 2011, considerando as três fontes de recursos, foi de R$ 1.040.673.737,00, abaixo especificadas:

- TJ (7,7% RLD): R$ 839.923.737,00;

- SIDEJUD: R$ 67.500.000,00;

- FRJ: R$ 133.250.000,00.

Em contrapartida, o que foi arrecadado totalizou R$ 1.087.216.348,42, representando excesso de arrecadação na ordem de R$ 46.542.611,42 (4,5%). Comparando com os ingressos de recursos do ano de 2010, houve incremento de R$ 193.977.559,63 (21,7%).

 

 

As aplicações desses recursos, ou seja, as despesas orçamentárias liquidadas, totalizaram R$ 1.019.385.326,44, obtendo-se resultado da execução orçamentária superavitário de R$ 67.831.021,98 (6,2%), sendo R$ 46.542.611,42 por excesso de arrecadação e R$ 21.288.410,56 por economia orçamentária.

 

 

O superávit financeiro representa o resultado positivo entre o ativo e o passivo financeiro. Esse valor é transferido para o exercício seguinte, quando será utilizado para compor o próximo orçamento através de abertura de créditos adicionais.

O TJSC apresentou em 31/12/2011 disponibilidade financeira total na ordem de R$ 2.411.546.724,41, excluído o valor de R$ 13.223.317,65 de precatórios e incluídos os depósitos judiciais no montante de R$ 2.167.471.575,40.

As obrigações (restos a pagar e consignações) totalizaram R$ 2.204.795.327,36, gerando superávit financeiro total na ordem de R$ 206.751.397,05.

As respectivas informações serão segregadas por fonte de recurso, abaixo especificadas:

 

1.1        TRIBUNAL DE JUSTIÇA

A arrecadação dos recursos oriundos do Poder Executivo (7,7% RLD, Fundo Social e SEITEC), acrescidas as rendas de aplicações financeiras e indenizações e restituições, foi na ordem de R$ 860.834.676,41, superando as estimativas em R$ 20.910.939,41 (2,49%).

Comparando com os ingressos de recursos do ano de 2010, houve incremento de R$ 138.030.542,40 (19,1%). Em 2011 ocorreu aumento no percentual de participação sobre a Receita Líquida Disponível, passando de 7,4% para 7,7%.

O orçamento inicial dessa fonte de recurso foi de R$ 839.923.737,00.

As despesas orçamentárias liquidadas importaram em R$ 840.620.700,36, sendo R$ 833.035.716,64 relativas a despesas com Pessoal Ativo e Encargos Assistenciais dos Inativos (99,1%) e R$ 7.584.983,72 a manutenção e investimento (0,9%).

Apesar da ocorrência de excesso de arrecadação na ordem de R$ 20.910.939,41, registrou-se déficit orçamentário de R$ 696.963,36, absorvido totalmente pelo superávit financeiro apurado no Balanço Patrimonial do exercício anterior.

Dessa forma, o resultado da execução orçamentária (Arrecadação (–) Despesas Liquidadas) foi superavitário em R$ 20.213.976,05 (2,3%).

Em 31/12/2011, o saldo financeiro disponível do TJ apresentou a quantia de R$ 19.308.799,77, excluído o saldo de R$ 13.223.317,65 referente a precatórios e de R$ 1.449.659,68 oriundos de contribuição previdenciária.

Deste total disponível, deverá ser deduzido o valor de R$ 645.186,51 referentes às obrigações (depósitos de cauções e restos a pagar), restando a disponibilidade líquida de R$ 18.663.613,26 (superávit financeiro).

 

 

1.2 SIDEJUD

Os recursos provenientes do spread (diferença entre os rendimentos do Fundo de Investimento do Judiciário e os das subcontas, que são remuneradas pelo índice da poupança) somaram R$ 78.189.745,19, superando o previsto em R$ 10.689.745,19 (15,8%).

 Os ingressos dos valores referentes ao spread foram superiores em R$ 34.234.494,54 (77,9%) ao arrecadado no ano de 2010.

O orçamento inicial do Sistema de Depósitos Judiciais foi de R$ 67.500.000,00.

As despesas orçamentárias liquidadas importaram em R$ 40.806.745,08, sendo R$ 22.633.646,25 utilizados em manutenção/custeio (55,5%) e R$ 18.173.098,83 em investimentos (44,5%).

O resultado da execução orçamentária (Arrecadação – Despesas Liquidadas) foi superavitário em R$ 37.383.000,11 (47,8%), correspondendo a R$ 10.689.745,19 de excesso de arrecadação e R$ 26.693.254,92 de economia orçamentária.

Essa fonte de recurso apresentou em 31/12/2011 saldo financeiro de R$ 81.733.721,09.

Desse valor deverá ser deduzida a quantia de R$ 9.407.840,12 relativa a restos a pagar, apresentando assim, superávit financeiro de R$ 72.325.880,97.

 

 

1.3 FUNDO DE REAPARELHAMENTO DA JUSTIÇA - FRJ

As receitas arrecadadas somaram R$ 148.191.926,82, superando as estimativas em R$ 14.941.926,82 (11,2%).

O acréscimo em relação ao ano de 2010 foi de R$ 21.712.522,69 (17,2%).

O orçamento estimado foi de R$ 133.250.000,00.

As despesas orçamentárias liquidadas importaram em R$ 137.957.881,00, sendo R$ 106.261.052,04 destinadas a manutenção/custeio (77,0%) e R$ 31.696.828,96 a investimentos (23,0%).

No tocante ao resultado da execução orçamentária (Arrecadação (–) Despesas Liquidadas) o saldo foi superavitário em R$ 10.234.045,82 (6,9%).

Não obstante a apuração de excesso de arrecadação na importância de R$ 14.941.926,82, apurou-se déficit orçamentário de R$ 4.707.881,00, absorvido totalmente pelo superávit financeiro apurado no Balanço Patrimonial do exercício anterior.

Em 31/12/2011 o FRJ apresentou saldo financeiro de R$ 142.307.467,45.

Desse valor deverá ser deduzida a quantia de R$ 26.545.564,63 relativa a restos a pagar e obrigações diversas, apresentando assim, superávit financeiro de R$ 115.761.902,82.

 

 

O anexo I demonstra as despesas orçamentárias fixadas e liquidadas nas três fontes de recursos do TJSC e os respectivos resultados orçamentários.

 

2. PRECATÓRIOS

Com o advento da Emenda Constitucional 62, regulamentada pela Resolução 115 do Conselho Nacional de Justiça, muitas foram as alterações introduzidas no processamento de precatórios, das quais podemos citar:

·      lista unificada de precatórios (TJSC, TRF e TRT);

·      Comitê Gestor de Contas Especiais;

·      existência de diversas ordens cronológicas (antigüidade, valor, prioridades doença e idade);

·      expedição de um precatório por beneficiário.

 

Existem atualmente no Tribunal de Justiça 4.716 precatórios pendentes de pagamento. Em 2011 foram protocolizados no Tribunal de Justiça 1.834 precatórios. Foram pagos R$ 170.908.720,85, sendo R$ 46.121.717,12 movidos contra o Estado de Santa Catarina e suas Autarquias e R$ 124.787.003,73 referentes a prefeituras e INSS.

 

3. GASTO COM PESSOAL

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabeleceu normas gerais de finanças públicas, voltadas para o controle da despesa, do resultado fiscal e do endividamento. As despesas com pessoal são as que mais despertam a atenção dos gestores públicos em razão de serem as mais representativas.

Aquela lei trouxe também dispositivos para limitar as despesas com pessoal em relação à receita corrente líquida - RCL, estabelecendo 6% como limite legal e 5,7% como limite prudencial para o Poder Judiciário.

No relatório apurado em novembro de 2011 (dez/2010 a Nov/2011), a despesa líquida com pessoal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina representou 5,29% da RCL, portanto dentro dos limites legal e prudencial, conforme quadro demonstrativo abaixo:

DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL

RGF - ANEXO I (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") 

R$ 1,00

DESPESA COM PESSOAL

DESPESAS EXECUTADAS

(Últimos 12 meses)

LIQUIDADAS (a)

INSCRITAS EM RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS (b)

DESPESA BRUTA COM PESSOAL (I)

900.247.779,72

-

Pessoal Ativo

759.875.298,00

-

Sentenças Judiciais sem Precatório (do próprio Órgão)

-

-

Sentenças Judiciais com Precatório (do próprio Órgão e de Outros da Administração Direta)

38.789.664,48

Demais Despesas com Pessoal Ativo

721.085.633,52

Pessoal Inativo e Pensionistas

140.372.481,72

Sentenças Judiciais sem Precatório (do próprio Órgão)

-

Sentenças Judiciais com Precatório (do próprio Órgão e de Outros da Administração Direta)

-

Demais Despesas com Pessoal Inativo

140.372.481.72

Outras Despesas de Pessoal decorrentes de Contratos de Terceirização (§ 1º do art. 18 da LRF)

-

-

DESPESAS NÃO COMPUTADAS (§ 1° do art. 19 da LRF) (II)

182.993.593,89

-

Indenização por Demissão e Incentivos à Demissão Voluntária

107.450,45

-

Decorrentes de Decisão Judicial

13.858.224,11

-

Despesas de Exercícios Anteriores

99.180.023,80

-

Inativos e Pensionistas com Recursos Vinculados

69.847.895,53

-

DESPESA LÍQUIDA COM PESSOAL (III) = (I-II)

717.254.185,83

-

DESPESA TOTAL COM PESSOAL - DTP (IV) (IIIa + IIIb)

717.254.185,83

 

APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL

VALOR

 

RECEITA CORRENTE LÍQUIDA - RCL (V)

13.791.475.371,47

%  DA DESPESA TOTAL COM PESSOAL - DTP sobre a RCL (VI) = (IV/V)*100                                                                                                             

5,20%

LIMITE MÁXIMO (incisos I, II e III do art. 20 da LRF) - 6,0%

827.488.522,29

LIMITE PRUDENCIAL (parágrafo único do art. 22 da LRF) - 5,70%

786.114.096,17

FONTE: Balancete Unidade Gestora e Secretaria de Estado da Fazenda no que concerne a RCL

Nota:  Durante o exercício somente as despesas liquidadas são consideradas executadas. No encerramento do exercício, as despesas não liquidadas inscritas em restos a pagar não processados são também consideradas executadas.

Dessa forma, para maior transparência, as despesas executadas estão segregadas em:

a) Despesas liquidadas, consideradas aquelas em que houve a entrega do material ou serviço, nos termos do art. 63 da Lei 4.320/64; 

b) Despesas empenhadas mas não liquidadas, inscritas em Restos a Pagar não processados, consideradas liquidadas no encerramento do exercício, por força do inciso II do art. 35 da Lei 4.320/64.

 


»  ANEXO 1

 

                                                                                                                                                                         

Fonte de Recurso

Descrição do Programa/Ação

Dotação Inicial

Alterações

Créditos Orçamentários

Despesa Liquidada

Saldo

% Execução Orçamentária

TJ

Manutenção e Serviços Administrativos Gerais - TJ

6.756.538,00

2.185.320,27

8.941.858,27

7.584.983,72

1.356.874,55

84,8%

TJ

Administração de Recursos Humanos - TJ

807.677.270,00

17.060.354,01

824.737.624,01

814.069.122,07

10.668.501,94

98,7%

TJ

Encargos com Inativos - TJ

25.489.929,00

(6.110.912,46)

19.379.016,54

18.966.594,57

412.421,97

97,9%

SUBTOTAL

 

839.923.737,00

13.134.761,82

853.058.498,82

840.620.700,36

12.437.798,46

98,5%

SIDEJUD

Capacitação e Aperfeiçoamento - SFCOU - TJ

12.183.868,00

1.367.586,13

13.551.454,13

7.596.025,33

5.955.428,80

56,1%

SIDEJUD

Manutenção, Serviços e Equipamentos de Informática - SFCOU - TJ

29.288.871,00

100.000,00

29.388.871,00

16.603.935,78

12.784.935,22

56,5%

SIDEJUD

Manutenção e Serviços Administrativos Gerais - SFCOU - TJ

24.987.990,00

3.682.413,87

28.670.403,87

16.604.609,32

12.065.794,55

57,9%

SIDEJUD

Aquisição e reforma do prédio para a Academia Judicial

500.000,00

-

500.000,00

-

500.000,00

0,0%

SIDEJUD

Construção da casa da cidadania de Canelinha

539.271,00

-

539.271,00

2.174,65

537.096,35

0,4%

SUBTOTAL

 

67.500.000,00

5.150.000,00

72.650.000,00

40.806.745,08

31.843.254,92

56,2%

FRJ

oordenação do Selo de Fiscalização dos Atos Notariais e Registrais - TJ

25.850.000,00

1.200.000,00

27.050.000,00

14.080.219,76

12.969.780,24

52,1%

FRJ

Construção do fórum de Rio do Oeste - TJ

10.000,00

1.614.109,00

1.624.109,00

-

1.624.109,00

0,0%

FRJ

Reforma do Fórum de Blumenau - TJ

10.000,00

2.212.115,00

2.222.115,00

7.265,64

2.214.849,36

0,3%

FRJ

Construção do Fórum de Navegantes - TJ

10.000,00

140.000,00

150.000,00

-

150.000,00

0,0%

FRJ

Construção do Fórum de Forquilhinha - TJ

10.000,00

2.967.532,00

2.977.532,00

168.336,54

2.809.195,46

5,7%

FRJ

Construção do Fórum de Ascurra - TJ

10.000,00

304.720,00

314.720,00

16.520,00

298.200,00

5,2%

FRJ

Construção do Fórum de São José do Cedro - TJ

10.000,00

190.000,00

200.000,00

-

200.000,00

0,0%

FRJ

Reforma do Fórum de Brusque - TJ

10.000,00

2.884.206,00

2.894.206,00

-

2.894.206,00

0,0%

FRJ

Construção do Fórum de Palhoça - TJ

2.000.000,00

-

2.000.000,00

1.401.542,53

598.457,47

70,1%

FRJ

Reforma do Fórum de Braço do Norte - TJ

10.000,00

740.000,00

750.000,00

589.905,79

160.094,21

78,7%

FRJ

Construção do Fórum de Rio Negrinho - TJ

10.000,00

300.546,00

310.546,00

-

310.546,00

0,0%

FRJ

Reforma e Ampliação do Palácio da Justiça - TJ

10.000,00

11.843.953,00

11.853.953,00

2.659.157,60

9.194.795,40

22,4%

FRJ

Ampliação e Reforma do Fórum de Caçador - TJ

10.000,00

190.000,00

200.000,00

2.450,00

197.550,00

1,2%

FRJ

Construção do Fórum de Garuva - TJ

10.000,00

90.000,00

100.000,00

-

100.000,00

0,0%

FRJ

Conclusão do Fórum de Lauro Müller - TJ

10.000,00

-

10.000,00

-

10.000,00

0,0%

FRJ

Reforma e Ampliação do Fórum de Pomerode - TJ

10.000,00

590.000,00

600.000,00

11.550,00

588.450,00

1,9%

FRJ

Reforma do Fórum de São Joaquim - TJ

10.000,00

1.590.000,00

1.600.000,00

1.310.931,09

289.068,91

81,9%

FRJ

Construção do Fórum de Garopaba - TJ

10.000,00

90.000,00

100.000,00

-

100.000,00

0,0%

FRJ

Conclusão, Ampliação e Reforma do Fórum de Balneário Camboriú - TJ

10.000,00

2.001.206,00

2.011.206,00

96.139,00

1.915.067,00

4,8%

FRJ

Ampliação e Reforma do Fórum de Gaspar - TJ

10.000,00

490.000,00

500.000,00

6.144,40

493.855,60

1,2%

FRJ

Construção do fórum de Armazém - TJ

10.000,00

292.450,00

302.450,00

21.840,88

280.609,12

7,2%

FRJ

Construção do fórum de Campos Novos - TJ

-

100.000,00

100.000,00

-

100.000,00

0,0%

FRJ

Construção do Fórum de Canoinhas - TJ

10.000,00

190.000,00

200.000,00

4.215,30

195.784,70

2,1%

FRJ

Reforma do Fórum de Correia Pinto - TJ

10.000,00

2.307.492,00

2.317.492,00

-

2.317.492,00

0,0%

FRJ

Construção do Fórum de Curitibanos - TJ

10.000,00

190.000,00

200.000,00

-

200.000,00

0,0%

FRJ

Conclusão do Fórum de Descanso - TJ

10.000,00

918.481,00

928.481,00

7.770,00

920.711,00

0,8%

FRJ

Reforma do Fórum de Itajaí - TJ

10.000,00

(10.000,00)

-

-

-

0,0%

FRJ

Reforma do Fórum do Norte da Ilha - TJ

312.000,00

350.000,00

662.000,00

469.581,79

192.418,21

70,9%

FRJ

Reforma do Fórum de Porto União - TJ

10.000,00

140.000,00

150.000,00

-

150.000,00

0,0%

FRJ

Construção do Fórum de Rio do Sul - TJ

10.000,00

590.000,00

600.000,00

-

600.000,00

0,0%

FRJ

Construção do Fórum de Turvo - TJ

10.000,00

2.696.847,00

2.706.847,00

1.875,00

2.704.972,00

0,1%

FRJ

Manutenção e Serviços Administrativos Gerais - FRJ - TJ

90.272.032,00

37.202.194,17

127.474.226,17

85.291.853,60

42.182.372,57

66,9%

FRJ

Reforma do Prédio do Antigo Fórum Joinville

2.000.000,00

(1.616.655,15)

383.344,85

151.541,39

231.803,46

39,5%

FRJ

Aquisição de Imóvel para o Fórum de Herval d´Oeste

1.600.000,00

(1.550.000,00)

50.000,00

-

50.000,00

0,0%

FRJ

Reformar e Ampliar o Fórum da Comarca de Campo Erê

-

939.169,00

939.169,00

-

939.169,00

0,0%

FRJ

Reformar parcialmente o Fórum da Comarca de Chapecó

-

2.723.135,00

2.723.135,00

10.416,48

2.712.718,52

0,4%

FRJ

Executar projeto de cobertura parcial do almoxarifado central

-

637.500,00

637.500,00

-

637.500,00

0,0%

FRJ

Reformar parcialmente o Fórum da Comarca de Criciúma - 2ª etapa

-

500.000,00

500.000,00

2.700,00

497.300,00

0,5%

FRJ

Adquirir e reformar prédio anexo ao Fórum de São José

-

16.000.000,00

16.000.000,00

13.000.000,00

3.000.000,00

81,3%

FRJ

Ampliação do Fórum de São João Batista

10.000,00

150.790,00

160.790,00

-

160.790,00

0,0%

FRJ

Reforma do Fórum de Timbó

10.000,00

400.000,00

410.000,00

-

410.000,00

0,0%

FRJ

Reforma do Fórum de Sombrio

10.000,00

440.000,00

450.000,00

102.962,01

347.037,99

22,9%

FRJ

Reforma do Fórum de Jaraguá do Sul

10.000,00

390.000,00

400.000,00

2.300,00

397.700,00

0,6%

FRJ

Reforma do Fórum regional do Estreito

10.000,00

140.000,00

150.000,00

5.255,00

144.745,00

3,5%

FRJ

Reforma do Fórum de Taió

10.000,00

90.000,00

100.000,00

-

100.000,00

0,0%

FRJ

Reforma do Fórum da Capital

10.000,00

590.000,00

600.000,00

-

600.000,00

0,0%

FRJ

Reforma do Fórum de Ibirama

10.000,00

90.000,00

100.000,00

-

100.000,00

0,0%

FRJ

Reforma do Fórum de Itá

10.000,00

90.000,00

100.000,00

-

100.000,00

0,0%

FRJ

Aquisição e reforma do prédio para o Fórum da comarca de Ipumirim

10.000,00

1.290.000,00

1.300.000,00

-

1.300.000,00

0,0%

FRJ

Aquisição e reforma do prédio para o fórum central cível da Capital

10.000,00

490.000,00

500.000,00

-

500.000,00

0,0%

FRJ

Aquisição e reforma do prédio para o fórum central criminal da Capital

10.000,00

490.000,00

500.000,00

-

500.000,00

0,0%

FRJ

Aquisição e reforma do prédio para o fórum central da Família da Capital

10.000,00

490.000,00

500.000,00

-

500.000,00

0,0%

FRJ

Ampliação e reforma do fórum de Lauro Müller

10.000,00

1.119.727,00

1.129.727,00

-

1.129.727,00

0,0%

FRJ

Aquisição e reforma do prédio para o arquivo central

10.000,00

10.120.000,00

10.130.000,00

9.530.000,00

600.000,00

94,1%

FRJ

Construção do fórum de Araquari

10.000,00

190.000,00

200.000,00

-

200.000,00

0,0%

FRJ

Construção do fórum de Urussanga

10.000,00

140.000,00

150.000,00

-

150.000,00

0,0%

FRJ

Construção do protocolo expresso da comarca de Joinville

10.000,00

140.000,00

150.000,00

-

150.000,00

0,0%

FRJ

Manutenção, serviços e equipamentos de informática - FRJ

10.735.968,00

2.200.000,00

12.935.968,00

9.005.407,20

3.930.560,80

69,6%

FRJ

Construção do protocolo expresso da comarca de São José

10.000,00

125.063,00

135.063,00

-

135.063,00

0,0%

FRJ

Reforma do Fórum de São José

10.000,00

208.000,00

218.000,00

-

218.000,00

0,0%

FRJ

Reforma do fórum de Cunha Porã

10.000,00

280.000,00

290.000,00

-

290.000,00

0,0%

SUBTOTAL

 

133.250.000,00

111.702.580,02

244.952.580,02

137.957.881,00

106.994.699,02

56,3%

 

TOTAL

 

1.040.673.737,00

129.987.341,84

1.170.661.078,84

1.019.385.326,44

151.275.752,40

87,1%